top of page

Perguntas e respostas sobre pisos de madeira: Por que algumas madeiras escurecem?


luz acelera o processo de escurecimento da cor da

madeira - uma mudança que aconteceria eventualmente com ou sem luz. Aqui você pode ver um piso de cerejeira brasileira que mostra onde estava um tapete, e o mesmo piso depois de lixado. (Fotos cortesia de Dawson Hardwood Floors)

A luz acelera o processo de escurecimento da cor da madeira - uma mudança que aconteceria eventualmente com ou sem luz. Aqui você pode ver um piso de cerejeira brasileira que mostra onde estava um tapete, e o mesmo piso depois de lixado. (Fotos cortesia de Dawson Hardwood Floors)

Já ouvi pessoas discutirem se é a luz ou a oxidação que muda a cor da madeira. Qual é?

Alex C. Wiedenhoeft, botânico pesquisador e líder de equipe do Centro de Pesquisa em Anatomia da Madeira do Laboratório de Produtos Florestais dos EUA em Madison, Wisconsin, responde:

A resposta curta é que a mudança de cor – em geral, não apenas na madeira – é uma mudança química. Madeiras como cerejeira e mogno, que enriquecem e aprofundam a cor com o tempo e a exposição à luz, mudarão muito mais rapidamente sob o sol direto do que no escuro ou sob iluminação interna. Como a luz acelera muito a reação, a maioria das pessoas pensa que a luz é o único fator, mas não é estritamente necessária - o interior de uma placa de cerejeira acabará ficando com o mesmo marrom intenso da superfície, apesar de nunca ver um único fóton. embora o processo possa levar décadas se a madeira for mantida no escuro. A maior parte da sabedoria convencional chama essa mudança de cor na madeira de "oxidação", mas muitas vezes é a mesma sabedoria convencional que chama todos os extrativos da madeira de "taninos". Como vemos a forte mudança de cor no cerne e não no alburno, podemos inferir que são os extrativos que estão mudando, e não a substância da madeira em si. Não sei se temos evidências de que a prevenção da exposição ao oxigênio interrompe a mudança de cor, mas sabemos que, para algumas madeiras, a luz, e especialmente a luz solar, acelera bastante a mudança. Algumas madeiras ficam mais claras – um fenômeno que abordaremos em uma edição futura .


4 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page